Quando o assunto é imposto, taxas e burocracia, muitos empreendedores se desesperam por conta de dúvidas ao ouvir falar.
Por isso nesse artigo, separamos algumas informações para esclarecer um pouco seu conhecimento sobre SPED Fiscal e a importância dele para sue empresa.
SPED FISCAL
SPED Fiscal, também conhecido por EDF (Escrituração Fiscal Digital) é o nome dado ao processo de escrituração digital da Receita Federal.
Um sistema que foi efetivado pelo Decreto n°6.022, de janeiro de 2007, com intuito de agilizar o processo de coleta de dados necessários sobre apuração de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a Receita Federal e os Órgãos Fazendários Estaduais.
A realização desse processo pode ser realizada através do seu próprio ERP, porém no formato próprio do Governo Federal. Com ele as empresas conseguem facilitar a entrega da documentação necessária para a fiscalização, reduzindo toda a burocracia de entregar documentos em papéis.
Todas as atualizações realizadas pelo SPED têm relação direta com o Software de Gestão utilizado pela empresa, pois o ERP deve estar alinhado com todas as obrigatoriedades fiscais.
- SPED Contábil ou ECD (Escrituração Contábil Digital);
 - SPED Financeiro ou ECF (Escrituração Contábil Fiscal Digital);
 - SPED Fiscal ou EFD ICMS IPI (Documentos Fiscais Eletrônicos);
 - SPED PIS COFINS ou EFD Contribuições;
 - EFD-Reinf
 - E-Financeira;
 - E-Social;
 - Central de Balanços.
 - Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)
 - Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e);
 - Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
 - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)
 
															Como funciona a Escrituração Digital?
O SPED Fiscal é entregue no formato de um arquivo digital (em texto), que precisa ser submetido ao Programa Validador e Assinador (PVA), fornecido pelo próprio SPED. Após essa verificação, o arquivo digital precisa ser assinado, utilizando uma certificação emitida por uma entidade credenciada.
Vantagens do SPED Fiscal para as empresas
Com o SPED Fiscal as empresas passaram a ter um recurso fácil e prático para prestar contas sobre suas movimentações internas e externas ao governo. Problemas relacionados ao Imposto de Renda, por exemplo, reduziram expressivamente após a sua criação.
Algumas vantagens são claramente perceptíveis para empreendedores que gerenciam empresas de pequeno, médio ou grande porte. Entre elas, temos:
O SPED Fiscal facilita para as empresas o processo para prestar contas sobre todas as movimentações da empresa ao governo.
Para os empreendedores de empresa de pequeno, médio e grande porte são perceptíveis.
- Eliminação do papel;
 - Redução de custos com a racionalização e simplificação das obrigações acessórias;
 - Uniformização das informações que o contribuinte presta às diversas unidades federadas;
 - Redução do envolvimento involuntário em práticas fraudulentas;
 - Redução do tempo despendido com a presença de auditores fiscais nas instalações do contribuinte;
 - Simplificação e agilização dos procedimentos sujeitos ao controle da administração tributária (comércio exterior, regimes especiais e trânsito entre unidades da federação);
 - Fortalecimento do controle e da fiscalização por meio de intercâmbio de informações entre as administrações tributárias;
 - Rapidez no acesso às informações;
 - Aumento da produtividade do auditor através da eliminação dos passos para coleta dos arquivos;
 - Possibilidade de troca de informações entre os próprios contribuintes a partir de um leiaute padrão;
 - Redução de custos administrativos;
 - Melhoria da qualidade da informação;
 - Possibilidade de cruzamento entre os dados contábeis e os fiscais;
 - Disponibilidade de cópias autênticas e válidas da escrituração para usos distintos e concomitantes;
 - Redução do “Custo Brasil”;
 - Aperfeiçoamento do combate à sonegação;
 - Preservação do meio ambiente pela redução do consumo de papel.
 
O Sistema Fiscal da Celtaware.
O CeltaBS está alinhado com as principais leis fiscais, como o PAF-ECF, a Nota Fiscal Eletrônica, NFC-e, SAT/ECF, SPED, livros fiscais de Registro de entradas, saídas, apuração (P1,P2,P3).Tudo para facilitar as suas operações comerciais do dia a dia.
Um bom resultado financeiro é o objetivo de todo negócio. Por isso, a CeltaWare criou o modulo financeiro: uma poderosa ferramenta para você acompanhar as movimentações de títulos a pagar e a receber de sua empresa além de acompanhar todo o fluxo de caixa de seu negócio conforme as vendas e os pagamentos são realizados. Inclusive parametrizar interface bancário com os principais bancos para arquivos de remessa e retorno. Emissão de boletos e controle de conciliação bancária.
Contamos com a Mix Fiscal como parceiros nessa área. Eles possuem uma plataforma online de monitoramento diário sobre produtos. Fornecendo classificação fiscal e tributária, através da maior base de dados do Brasil. Serviço integrado ao Monitoramento de Cadastro, revisando as apurações de PIS e COFINS de cada produto comercializado.
								
															




