CONHEÇA MAIS SOBRE AUTOMAÇÃO DE SUPERMERCADOS

AUTOMAÇÃO DE SUPERMERCADOS

AUTOMAÇÃO DE SUPERMERCADOS 2021

É difícil hoje não encontrar, ao menos nas capitais e cidades metropolitanas, mercados com o famoso caixa eletrônico, onde um funcionário apenas passa o leitor sobre o código de barras e o sistema já puxa, com auxílio da internet ou não, os dados e o valor de determinada mercadoria. Embora seja algo extremamente comum e rotineiro para muitos consumidores, é difícil imaginar que 50, 40… até 20 anos atrás! Mercados com esse tipo de capacidade eram novidades e raridades nas cidades brasileiras.

Essa facilidade de passar a mercadoria por um “caixa” eletrônico é derivada da automação de supermercados. Sem ela, o controle de mercadorias, estoques, valores e emissão de nota fiscal é completamente bagunçado e muitas vezes passível de erros. O avanço da automação de supermercados trouxe uma maior facilidade para o vendedor e maior segurança para o cliente.

Entretanto, muitos mercados e varejistas no Brasil afora ainda não contam com esse sistema de gestão, o que torna a administração de estoque e a entrada e saída de capital e mercadoria em um verdadeiro pesadelo desorganizado. Sem um controle eficaz, o dono do estabelecimento pode sofrer prejuízos com a contagem indevida de mercadorias, comprando mais que o necessário, perdendo em seguida produtos por conta do prazo de validade, ou compra mercadorias de menos, o que pode ocasionar em problemas com a clientela e falta de credibilidade dos consumidores locais.

Além da administração dos produtos em estoques e disponíveis para vendas, um sistema de automação de supermercados auxilia também com a diminuição de roubos e desvios tanto de dinheiro quanto de mercadorias, além de evitar, também, tarefas burocráticas e repetitivas, o que aumenta a capacidade funcional de cada colaborador e torna o trabalho ágil e competente.

Embora nada seja perfeito, contar com a automação de supermercados evita erros mínimos e grotescos que podem causar grandes dores de cabeça. E, quanto ocorre algum erro no sistema, é facilmente reconhecido e corrigido, evitando prejuízos tanto para o estabelecimento quanto para os próprios clientes.

Outra característica importante que a automação de supermercados trouxe é o controle sobre a legislação e carga tributária, facilitando a emissão de notas fiscais e ficando em dia com todas as exigências da Receita Federal. Como é de conhecimento geral, o Brasil tem uma das maiores e burocráticas cargas tributárias, e deixar algo não declarado ou incorreto pode ocasionar em multas e até mesmo o fechamento do estabelecimento. Portanto, a automação de supermercados se tornou uma ferramenta extremamente valiosa e necessária para todos os donos de varejo e supermercados que atuam no Brasil.

Um outro benefício também valorizado pela automação de supermercados é a maior segurança que este pode proporcionar ao atuar com um sistema de alarmes e antifurtos qualificado. Grandes e pequenos empreendedores podem administrar melhor o controle daquilo que lhe foi tirado e, principalmente, criar meios de proteção que impedem qualquer tipo de furto, seja de grande ou pequeno valor.

Tendo em vista todas as qualidades que a automação de supermercado traz para a rede de mercados brasileira, não é difícil imaginar que até os menores “mercadinhos de bairro”, como são popularmente conhecidos, precisam de um sistema de gestão deste. Porém, é preciso ter em mente a real necessidade em seu empreendimento e qual é sua prioridade no momento, procurando um sistema ideal, que se adapte ao seu negócio e que seja de segurança, pois um sistema de automação de supermercados ineficaz pode trazer mais prejuízos. Por isso, conte com a CeltaWare para administrar seus negócios! Entre em contato com nossos especialistas e adquira um produto de confiança, grande potencial e que pode satisfazer todas as suas necessidades tecnológicas!