SISTEMA SAT NOTA FISCAL - 2021

SISTEMA SAT NOTA FISCAL

CONHEÇA MAIS SOBRE SISTEMA SAT NOTA FISCAL

De acordo com a portaria CAT 108/2016, todo comércio varejista que teve um faturamento acima de R$81.000,00 em 2016 deverá utilizar o sistema SAT Nota Fiscal, novo meio de emitir notas fiscais de acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz)

  O sistema SAT Nota Fiscal passou a se tornar obrigatório principalmente no Estado de São Paulo. Embora ainda esteja em fase de implementação e adaptação, muitos comércios varejistas passaram a trocar o antigo bloco de Notas Fiscais para o sistema SAT Nota Fiscal não somente por sua obrigatoriedade, mas também pelos inúmeros benefícios que este pode proporcionar.

Com um modelo melhor e que permite um controle seguro sobre todas as notas, o sistema SAT Nota Fiscal possui inúmeros benefícios tanto para o contribuinte quanto para a Secretaria da Fazenda, pois se torna mais fácil e eficaz o armazenamento e emissão de Notas Fiscais, mantendo um cadastro eletrônico atualizado perante a Secretaria da Fazenda. O sistema SAT Nota Fiscal valida a transmissão de cupons fiscais que são emitidos ao consumidor. Para isso, ele opera junto a um software especializado que vincula o CNPJ do estabelecimento ao CNPJ do software de automação, agilizando o cadastro de dados do contribuinte para que a emissão de notas fiscais sejam completas e ágeis, sem causar problemas burocráticos com o órgão público determinado.

Para manter um controle e cadastro ativo e sem erros, é necessário contar com um grande suporte do fornecedor deste software, pois um descuido principalmente no cadastro inicial pode causar prejuízos ao contribuinte e também ao consumidor. Tendo em vista o grande avanço do mercado e a necessidade de um serviço qualificado, a CeltaWare passou a trabalhar com o sistema SAT  Nota Fiscal para auxiliar seus clientes nesta adaptação que a Secretaria da Fazenda impôs, deixando exposto os benefícios que esta automação pode trazer para o estabelecimento do contribuinte.

Embora seja requisito somente no Estado de São Paulo, muitos outros estados brasileiros estão se adaptando a essas mudanças e inovando seus meios de controle de Notas Fiscais. O sistema SAT Nota Fiscal também proporciona um melhor custo/benefício, que pode atingir diretamente ao consumidor, pois reduzirá consideravelmente a cobrança de custos para a manutenção. Assim, muitos comércios varejistas buscam trocar seus produtos antes mesmo que a SEFAZ-SP os imponha, pois a administração do comércio e seu custeio será menor, além de proporcionar uma segurança maior por estar em dia com todas as obrigações exigidas pela Secretaria da Fazenda e não gerar multas ao contribuinte.

Por ser uma rede grande e uma transição complicada para todos os varejistas, a Secretaria da Fazenda impôs mudanças graduais, como ir mensal e anualmente sobre os que mais faturam, diminuindo o valor adequadamente, além de ir retirando, aos poucos, os antigos equipamentos como o Emissor de Nota Fiscal, proibindo suas vendas e não sendo possível consertá-los caso venham a falhar, além de também anularem gradativamente todos os talões de Notas Fiscais. Portanto, se seu comércio trabalha com os antigos talões, não será possível comprar novos, sendo necessário operar a partir de então com um novo sistema SAT Nota Fiscal.

Para não passar por problemas devido a uma mudança brusca de emissão de Nota Fiscal, entre em contato com a CeltaWare e dê um passo significativo para o desenvolvimento do seu negócio!